sábado, 14 de dezembro de 2013

Resenha - Morte Súbita (J. K. Rowling)

          Acho que é seguro afirmar que eu sou uma pessoa muito suspeita  para opinar sobre um livro da J.K. Rowling, mas tentarei ser sensata aqui! =) Não é novidade para qualquer um que não more em plutão que o "novo"  livro da eterna criadora do mundo de Harry Potter não tem nada a ver com magia ou mesmo com uma literatura infanto-juvenil.



          Bom, o livro, como o nome acusa, começa com a morte súbita de Barry Fairbrother, que ocupa o cargo de Conselheiro de Pagford, pequeno e pacato distrito no Reino Unido, lugarzinho bem cuidado e cheio de tradicionalidade. A trama se desnrola em torno de quem será o próximo a ocupar a cadeira de Fairbrother, o que pode se tornar meio confuso, pois J.K. apresenta cerca de 10 famílias que, de algum modo, se conectam com essa questão.
         Como são muitos personagens e o começo é muito descritivo a respeito de suas vidas em família, eu achei meio difícil de engatar a leitura, e eu me peguei voltando algumas vezes para os capítulos anteriores (tipo: "De quem que essa Tessa é esposa mesmo?" e lá eu ia pra parte 1 do livro novamente), mas depois o enredo começa a se desenvolver e as histórias ficam intrigantes.
         Isso mesmo, "aS históriaS", pois tendo muitas famílias, muitos enredos se desenrolam. De pouco a pouco vamos descobrindo que a perfeição de Pagford fica nas ruas e não vai porta adentro nas casas. Pais violentos, problemas psicológicos de vários tipos, drogas, bullying, segredos pesando às costas, tudo pode acontecer, contanto que ninguém saiba, porque o que importa é a reputação (e o cargo que ela pode te fazer conseguir).


        Uma questão importante é a de Fields, um distrito agregado à Pagford, mas do qual a cidade quer se livrar da responsabilidade, por sua pobreza e fama de só abrigar drogados e pessoas que dependem de assistência social. O local sujo e que grita infelicidade acaba abrigando um dos personagens que mais crescem em importância na história.
      Geralmente eu gosto de um livro por me conectar com a história dos personagens, e nesse livro, na maioria das vezes acontece o contrário, algumas histórias de vida são tão tensas que eu me vi faminta por saber o que pode acontecer com essas pessoas. Mas me identifiquei com vários aspectos isolados principalmente dos personagens jovens, que são muito bem desenvolvidos.
      Eu achei muito envolvente e depois da parte inicial meio devagar de ler, eu consegui devorar a história de um modo muito fluido.
      Recomento demais, mas devo dizer algo que creio que a maioria saiba: é um livro voltado para públicos mais adultos, é um livro denso e também contém referências a sexo e drogas que talvez devam conferir aí uma classificação indicativa ao livro. Mas, overall, o livro recebe Trois Etóiles (quase recebe duas estrelas e meia, porque é impossivel não comparar com Harry Potter, mas ok! xD).



          Sinta a pegada: "O mais difícil, a verdadeira glória era ser quem a gente realmente é, mesmo quando se trata de uma pessoa cruel ou perigosa, aliás, especialmente nesses casos. É preciso ter coragem para não tentar disfarçar o animal que lhe calhou ser"
          
          Aaah, e uma coisa que tem nele que não tem nos HP: páginas amarelas, e ponto <3 <3

3 comentários:

  1. Comecei a ler e parei, mas vou dá mais uma chance para o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, o começo é meio vagaroso, mas sério, a trama é muito boa, me prendeu! Sugiro assistir a resenha no youtube da Lully é um grande incentivo xD

      Excluir
    2. Já comecei a ler Luh! Haha'', vou olhar a resenha da Lully <3

      Excluir